capela inga-mirim

localização

itupeva . são paulo . brasil

projeto

2017

obra

2018

area construida

370m2

arquitetura

francisco rivas

rodrigo messina

guadalupe sappia

colaboradores

ana luz sosa


equipe civil

carlos alexandre xavier

charles xavier


paisagismo

andre paolielo

paula paolielo


fotos
federico cairoli

Capela Ingá-mirim

 

A Capela Ingá-mirim se situa nas redondezas da cidade de Itupeva, há 80km de São Paulo, em uma fazenda do século XIX. Nos foi pedido para reformar a antiga colônia local de modo a transformá-la em um ambiente que responda a celebrações locais de importância religiosa.


Entendemos a ideia de reforma na arquitetura como uma oportunidade para reinterpretar a construção pré-existente possibilitando novas relações entre o projeto e a paisagem. Para isso, como um ato de reflexão, no projeto da capela ingá-mirim decidimos desarmar os materiais da antiga colônia de forma a reaproveitá-los e dotá-los de uma nova condição.


A construção foi realizada em conjunto com os caseiros da fazenda , os irmãos Carlos e Charles, que antigamente trabalhavam na construção civil e agora fazem o trabalho de preservação local. Com eles experimentamos como poderíamos, através de seus conhecimentos próprios, reaproveitar os materiais de antigas construções locais. Nessas condições, o processo construtivo acompanha os tempos das atividades cotidianas como as de cortar grama, soltar os cavalos ou alimentar os bois.


Se utilizando do embasamento da construção pré-existente, o projeto se orienta a partir de três muros construídos com pedras da antiga estrada que permitia o acesso a fazenda. Entre esses três muros, os tijolos desarmados da colônia definem um caminho que nos conduz por espaços que procuram uma continuidade entre a construção e a paisagem sugerindo, portanto, um usufruto religioso aberto.