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localização

realengo . rio de janeiro . brasil

projeto/obra

2024

área do galpão

9.000 m2

área de festa

5.000m2 

arquitetura, cenografia e iluminação

messina | rivas

helena meirelles

matheus perelmutter

promotores

festa ostras frescas

nina de almeida

leticia cury

marco gusmão 

produção

isabella franceschini

alexandre lomaski

ana carolina godoy

gabriela teixeira

cenotécnico

ricardo

william zarella

locação

arca 

estrutura

sp eventos

recon

tição light

fotos

pedro kok

lamparina

ostras frescas

 

O projeto de arquitetura cenográfica e luminotécnica para a festa Ostras Frescas é uma intervenção temporária em um galpão de uma antiga fábrica metalúrgica da década de 60 com 9.000m2 de área livre e 16m de pé direito. Tendo o espaço originalmente capacidade total para 6000 pessoas ao mesmo tempo que a festa foi pensada para 2500, o desafio do projeto foi o de se perguntar como construir a experiência da proximidade e da intimidade da pista de dança em um espaço que sugeria a dispersão?

Os prazos de um projeto de curta duração exigem uma precisão na escolha de seus métodos construtivos. Como havía apenas um mês para projetar e montar a festa, escolhemos trabalhar com os catálogos de materiais de locação como estruturas de boxtruss, placas de fechamento reflexivos, praticáveis modulares e os rolos de tecido.

A experiência do projeto começa na entrada. Procuramos reduzir a escala do galpão por meio de um túnel de 40,00 m de comprimento coberto por um tecido preto, estabelecendo um pé-direito de 2,20 m e contrastando com a iluminação focada no chão. Ao fim desse percurso de entrada surge, em contraponto, uma espécie de casulo interno que se manifesta pela luminária central da intervenção: uma lamparina formada por um grande tecido curvo de 120,00 m de perímetro e 5m de altura, suspensa no espaço através de um anel de boxtruss que também serve de suporte para os equipamentos de luz, laser e fumaça. A combinação desses três elementos atuando simultaneamente gera uma nova cobertura virtual que ajuda a reduzir a escala do espaço e o pé direito dentro dessa área que é onde a pista de dança se conforma. Aos lados e para fora da lamparina ficam posicionadas as áreas de serviço e apoio, como bares, banheiros, espaços de descanso e corredores técnicos, mantendo-as com iluminação baixa e em contraste com relação ao elemento central.

Para um espaço neutro propusemos uma experiência singular. Para uma área fria, a calidez. Para linhas retas, a curva. Para um galpão vago, uma pista de dança, um refúgio temporário

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