reforma angatuba

localização

são paulo . brasil

projeto

2016

obra

2018

area construida

340m²

area terreno

540m²

arquitetura

francisco rivas

rodrigo messina

colaboradores

guadalupe sappia


equipe civil

claudia napchan . sendo arquitetura

ernesto freier . sendo arquitetura

eduardo napchan . pentágono

mestre de obra

gildo luiz da silva


paisagismo

andre paolielo

paula paolielo

fotos

federico cairoli

andre scarpa

Sobre:

 

A Reforma da Casa Angatuba está localizada no Bairro do Pacaembu, na cidade de São Paulo. Nos foi pedido para reformar uma Residência de 300m2, construída em 1940, trocando todas as infraestruturas necessárias e transformando os espaços para uma nova família habitar.

No processo da obra investigamos, em conjunto com engenheiros e pedreiros, como a experimentação construtiva, através do reuso dos tijolos da demolição, nos possibilita propor novas formas sustentáveis e econômicas para questões espaciais, funcionais e tectônicas.

 

Como estratégia de projeto, inseriu-se dois núcleos de infraestrutura no centro das duas construções do terreno. Esse núcleo é estruturado por quatro colunas de concreto entre as quais posicionamos duas escadas que quando articuladas por uma passarela permite que as duas construções se comuniquem.

 

A partir dessa inserção, os novos ambientes passam a se articular ao redor desse núcleo infra estrutural com as divisórias feitas por armários-paredes construídos com os tijolos recuperados da demolição.